Mary and The City: Blitz Sampa

Tuesday, January 26, 2010

Blitz Sampa

E falando em Sampa, nessas últimas semanas, fiz um tour por alguns bares e restaurantes da cidade que freqüentava antes de morar nos States. Na maioria dos lugares estive acompanhada por amigos, alguns gringos e outros brasileiros que já moraram fora, e/ou estão sempre viajando.
Gente...sou adepta da critica construtiva, afinal todos os lugares abaixo que voltei foi por causa das boas recordações, e em alguns fiquei surpresa com a decadência, apesar do preço. 

Portoluna – Tenho excelentes recordações desse lugar querido. Qual foi a minha surpresa, quando já acomodada na minha mesa e ouvindo uma banda sertaneja (saudades do mundo country rs..), o mundo desabando em chuva, uma das placas do teto se soltou, e uma verdadeira cachoeira caía no latão de lixo improvisado pelos garçons. Detalhe: viraram pra mim e falaram: “Vc falou que ia pedir uma musica,  porque não pede Pinga ne mim, do Sergio Reis....?" rs...hilário!!

Josephine – Não saio desse lugar que pra mim tem um bom custo beneficio e ambiente super agradável. Mas já viu..., sair com Frances é difícil, eles estão acostumados com reviews do guia Michelin...etc, e comentou: “Eu pedi um filé e eles não souberam nem o ponto da carne”. Eu disse: “P, tudo é questão de expectativa, esquece isso aqui no Brasil”. PS: La fora o ponto da carne é uma coisa seríssima, aqui é diferente.

Mercearia São Roque – Depois do almoço/jantar do Josephine, rumamos para o Bardot, e a fila de girlies e boys rodeava o quarteirão. Já que nossa turminha não agüenta mais fila, mudamos o destino para a Mercearia São Roque (a original), sempre super bem freqüentada por locais. Dessa vez o problema foi o timing dos garçons, quando não vinham atender a gente, recolhiam o chope da mesa sendo que ainda estávamos tomando...the flash!!  E dá-lhe mais chuva...Já tarde da noite, outro destino: pizzaria Cristal, que não ia há uns 5 anos. 

Cristal – E tudo muda na vida, mas a Cristal não mudou nada nesses 5 anos, como os palitos Gina, com a mesma menina na caixinha.  Fiquei um pouco desapontada, sempre lotada, não custa nada fazer uma reforma, arrumar as mesas do "pé manco", como a nossa, porque não basta só ter pizza, nos dias de hoje tem que ter algo mais. Os gringos de novo falaram: “Que de tão especial tem esse lugar?” Eu já saí na defesa: “Gente esse lugar é tradicionalíssimo, bem freqüentado, pizza individual com massa fina imbatível, mas concordo com vocês, precisa de uma reforma”.

Passatempo


                            

                                    
...continua o mesmo!!


 
Brooklyn – comida boa, mas achei o ambiente meio "caído". Tudo bem... vamos dar um desconto porque estamos em Janeiro, chuva, paulistas na praia...etc.. O problema é quando comparo com a Broadway, aí mora o perigo...


Conclusão: 
Quando saímos de casa, estamos dispostos a gastar com lazer e temos que, no fim das contas, ou no fim da conta, ter uma percepção clara de valor.
Pra não ficar só na critica, e oferecer também sugestões, para os Sr(a)s donos de restaurantes/bares, segue um link* do NYTimes com algumas dicas/conselhos do que não se deve fazer. 
Espero ter ajudado...! See you!!


*100 Things Restaurant Staffers Should Never Do (Part 1)



13 comments:

  1. Maria, gostei do comentário sobre o Passatempo. Melhor continuar como está (muito bom!). Btw, concordo: Os clientes da Cristal mereciam uma reforma. Também sou adepto do movimento "Filas, tô fora!". A percepção do valor que gastamos tem que começar na porta. Parabéns pelo bom gosto.

    ReplyDelete
  2. Ola! Sao Paulo realmente mudou muito de uns 5 anos pra ca. Alta gastronomia, super globalizado, porem ainda bem "pricey" quando comparamos com algumas metropoles la fora. Por isso e sempre bom pesquisar boas alternativas em meio a tantas opcoes.
    Abcos e obrigada,
    Maria

    ReplyDelete
  3. Excelentes comentários! De fato, São Paulo está cada vez mais "pricey". Seja pela relação Real/Dólar cada vez mais favorável para nós, seja pela "apetite" dos estabelecimentos (ok, tem o custo Brasil...). O jeito é fazer valer o que é cobrado. Se não preceber valor, reclame! Não volte! Fale para os amigos... Também concordo: "Filas: Just say no". Especialmente se passam gringos na nossa frente...

    ReplyDelete
  4. As recomendações contidas na lista do NYT deveriam ser transformadas na "bíblia" dos atendentes dos restaurantes. Concordo com os comentários anteriores: temos que percer que vale o valor gasto e, sobretudo quanto as filas: tem fila? procuro outro lugar.

    ReplyDelete
  5. Maria, sou fã do seu blog! Queria compartilhar com você uma dica: neste final de semana estive no Baretto, convidada por algumas amigas. Não conhecia o bar. Achei o máximo! Uma amiga disse que esta é a segunda versão deste bar, que a primeira era muito melhor, no Itaim, rua Amauri. Achei difícil de acreditar. Música impressionante (destaque para o pianista que toca mais tarde), decoração de muito bom gosto e serviço impecável. A comida nem precisava ser boa, mas é! Superaram, de longe, minhas expectativas - na verdade mudaram minhas referências. Parecem ter decorado a lista do NYT que você cologou no seu blog... No final a conta é salgada, mas vale! Se você ainda não conhece, vale conhecer.

    ReplyDelete
  6. Ola! O Baretto e considerado por muitos o melhor bar de SP. Ja estive nas duas casas a primeira e a atual no Hotel Fasano. Depois que voltei dos EUA fui algumas vezes e o nivel de servico continua otimo, boa musica, staffing super tradicional. Eh um bar de publico mais maduro e uma boa pedida pra um "date" em grande estilo (Vc deve ter reparado a quantidade de casais, rs:)
    Se vc gosta de bares "speakeasy" recomendo tambem o Dry, conceito muito divulgado em NYC. Gosto muito de la. Tambem musica boa e nice crowd. xoxo
    Maria

    ReplyDelete
  7. Obrigada pela dica. Vou conhecer o Dry neste fds. Você tem razão quanto ao "date em grande estilo". Para minha ida ao Baretto ficar absolutamente perfeita faltou um namorado a altura. Para ser sincera bastaria um namorado...

    ReplyDelete
  8. Ola minha amiga! Nao quis rotular o Baretto de bar para casais, pelo contrario ja estive varias vezes la com amigos e eh super divertido tambem. So dei a dica que ha lugares nos quais o ambiente ajuda e muito o clima de romance e o Baretto e um deles. Agora quer um conselho: nao deixe de aproveitar a vida porque esta solteira, pelo contrario esteja bem com vc , curta seus amigos que os namorados irao chover...rs...pode ter certeza!!! xoxo Ps:isso agora esta mais pra Sex and the City :))

    ReplyDelete
  9. Maria,

    Preciso de uma dica: vou fazer uma entrevista (a final de um longo processo seletivo) com o meu possível futuro chefe. O headhunter pediu que eu escolhesse o restaurante para que a entrevista ocorra durante o almoço. Sei que isto faz parte do processo seletivo e, em alguns casos o peso desta escolha é bem relevante (já viu: se escolher churrascaria...). Decidi então pedir uma dica a você, pois acho seu blog uma referência de bom gosto. Qual restaurante devo sugerir? Fiz parte do meu "dever de casa" e descobri que o "potencial futuro chefe" gosta muito de comida francesa. Please help me and take your best shot. Desde já muito obrigada!

    ReplyDelete
  10. Ola, bem se o seu futuro chefe gosta de comida francesa, provavelmente ele ja deve ter ido nas referencias de SP: La Brasserie, e nos bistros Le Vin (estive recentemente e achei que caiu a qualidade) e Le Marais, comandado por Wagner Rezende, ex braco direito de Eric Jacquin (La Brasserie)e Le Chef Rouge. Como vc esta indo pra uma entrevista e nao pra um "date" recomendo nao fugir dos classicos,como La Brasserie,que tem garantia de servico e ambiente que permite dialogo. E nao subestime as churrascarias, rs...Estive no Rodeio esses dias (amoo!!) e sempre vejo big shots por la, assim como as steakhouses dos EUA. Eu fugiria dos bistros que sao mais intimistas, tem pouco espaco entre as mesas e talvez dificulte o papo. Tirando os franceses, dependendo do porte do seu chefe e da entrevista, va de Antiquarius que para mim ainda e o melhor restaurante de sp. O servico e o couvert nem se fala. Pegue uma mesa reservada e sem nao der certo, pelo menos teve um almoco de rei. Good luck!!

    ReplyDelete
  11. Maria, optei pelo La Brasserie! Sucesso absoluto! Para completar, o meu agora chefe (soube no final da tarde desta sexta, no dia do almoço, que havia sido escolhida para a vaga) é amigo do chef, o Erick Jacquin. Nunca havia ido neste restaurante mas agora pretendo ir mais vezes... a comida impressiona (tive vontade de provar tudo no cardápio), o serviço é corretíssimo e o ambiente muito adequado para tratar de negócios (e para outras coisas também). Meu chefe optou por pratos fora do menu do dia, na verdade fora do cardápio. Preferi manter a coisa simples, afinal de contas meu foco era conseguir o emprego. Deu tudo certo! Muito obrigada pela sua dica!

    ReplyDelete
  12. Por nada! Que bom que deu certo! Parabens!
    Salut!!
    xx
    Maria

    ReplyDelete
  13. Maria Eugenia

    Ai vai uma dica que vale ser colocada no seu blog. Espaço de Eventos Manioca. Esse espaço fica ao lado do Restaurante Mani comandado pelos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo. Minha irmã casou-se lá agora em Fevereiro e foi um Sucesso !!! A comida foi elogiada por 100% dos convidados e estava realmente Excepcional !!!

    beijos

    ReplyDelete