Mary and The City: 01/2010

Friday, January 29, 2010

Jane Austen na Morgan Library


dica: Becoming Jane com Anne Hathaway (2007)


Tenho uma queda especial por biografias. E por isso estou curiosa pra ver de perto a exposição da vida e da obra de Jane Austen, a novelista inglesa que conta historias da aristocracia britânica e aborda temas como amor, casamento e dinheiro, super atuais e polêmicos. Já assistiu Razão e Sensibilidade, Emma e Becoming Jane? Pois então, esses são exemplos das obras dessa inglesa. Vale a visita a Morgan Library que por si só já justifica o ingresso.


The Morgan Library & Museum
225 Madison Avenue at 36th Street
New York, NY 10016
Tel: (212) 685-0008
Fax: (212) 481-3484



Hours
Tuesday through Thursday: 10:30 a.m. to 5 p.m.
Friday: 10:30 a.m. to 9 p.m.
Saturday: 10 a.m. to 6 p.m.
Sunday: 11 a.m. to 6 p.m.

Admission is free on Fridays from 7 p.m. to 9 p.m.

Thursday, January 28, 2010

IPad for Apple Maniacs

Gente, sou Apple Maniac...e não podia deixar de comentar o lançamento do IPad, pelo revolucionário Steve Jobs, CEO da Apple. 
Ainda não foi divulgado quando estará nas lojas, porem você pode se cadastrar no site* (http://www.apple.com/ipad/notify-me/) e ser avisado da disponibilidade para aquisição. O IPad já faz parte do meu Wish List, for sure!!








 O IPad ainda não aparece no site brasileiro (http://store.apple.com/br) , mas acredito que seja questão de tempo.

Wednesday, January 27, 2010

Musicais da Broadway




Não há quem resista á uma ida a Broadway e a um dos musicais. Recomendações?
Estive olhando os que estão em cartaz e fora os clássicos Fantasma da Opera e Rei Leão, indico Jersey Boys  (achei o maximooo...!!), Mamma Mia (os homens falam que é um musical mais pra mulheres...não concordo muito mas...) e Wicked, nessa ordem.
Dos mais atuais Hair e Billy Elliot estão super cotados entre os críticos. Ainda não assisti. 

Onde comprar:
Ingressos com desconto: Cheap Seats! (Time Out NY)

Dicas: 
  • Tente comprar os tickets para o inicio da semana, terça-feira e quarta são dias com mais chance de se conseguir lugares melhores por um preço melhor. 
  • Jantar na Broadway: sempre levo os amigos no “menos pior”, o Carmine’s, italiano, family style, com porções gigantes. Se esta a dois não indico, a não ser que nunca foi e esta a fim de dividir um veal parmegiana que chega quase "voando", "arremessado" pelo garçon na sua mesa ou provar o Cosmo quem vem em copo de martini duplo. Saia da Broadway, e vá jantar em algum lugar próximo, mas menos turístico, o Esca por exemplo, ou a Cafeteria do Hudson, ou mesmo Landmark no Columbus Circle.  
  • Pode parecer preconceito, mas pra mim todo restaurante que já vem com tip ou a nossa gorjeta (15% nos EUA), inclusa na conta, é aquele focado em “pegar” o turista independente do nível de serviço e da comida. Portanto, se puder, fuja desses lugares, quase todos eles na Broadway.

    Tuesday, January 26, 2010

    Blitz Sampa

    E falando em Sampa, nessas últimas semanas, fiz um tour por alguns bares e restaurantes da cidade que freqüentava antes de morar nos States. Na maioria dos lugares estive acompanhada por amigos, alguns gringos e outros brasileiros que já moraram fora, e/ou estão sempre viajando.
    Gente...sou adepta da critica construtiva, afinal todos os lugares abaixo que voltei foi por causa das boas recordações, e em alguns fiquei surpresa com a decadência, apesar do preço. 

    Portoluna – Tenho excelentes recordações desse lugar querido. Qual foi a minha surpresa, quando já acomodada na minha mesa e ouvindo uma banda sertaneja (saudades do mundo country rs..), o mundo desabando em chuva, uma das placas do teto se soltou, e uma verdadeira cachoeira caía no latão de lixo improvisado pelos garçons. Detalhe: viraram pra mim e falaram: “Vc falou que ia pedir uma musica,  porque não pede Pinga ne mim, do Sergio Reis....?" rs...hilário!!

    Josephine – Não saio desse lugar que pra mim tem um bom custo beneficio e ambiente super agradável. Mas já viu..., sair com Frances é difícil, eles estão acostumados com reviews do guia Michelin...etc, e comentou: “Eu pedi um filé e eles não souberam nem o ponto da carne”. Eu disse: “P, tudo é questão de expectativa, esquece isso aqui no Brasil”. PS: La fora o ponto da carne é uma coisa seríssima, aqui é diferente.

    Mercearia São Roque – Depois do almoço/jantar do Josephine, rumamos para o Bardot, e a fila de girlies e boys rodeava o quarteirão. Já que nossa turminha não agüenta mais fila, mudamos o destino para a Mercearia São Roque (a original), sempre super bem freqüentada por locais. Dessa vez o problema foi o timing dos garçons, quando não vinham atender a gente, recolhiam o chope da mesa sendo que ainda estávamos tomando...the flash!!  E dá-lhe mais chuva...Já tarde da noite, outro destino: pizzaria Cristal, que não ia há uns 5 anos. 

    Cristal – E tudo muda na vida, mas a Cristal não mudou nada nesses 5 anos, como os palitos Gina, com a mesma menina na caixinha.  Fiquei um pouco desapontada, sempre lotada, não custa nada fazer uma reforma, arrumar as mesas do "pé manco", como a nossa, porque não basta só ter pizza, nos dias de hoje tem que ter algo mais. Os gringos de novo falaram: “Que de tão especial tem esse lugar?” Eu já saí na defesa: “Gente esse lugar é tradicionalíssimo, bem freqüentado, pizza individual com massa fina imbatível, mas concordo com vocês, precisa de uma reforma”.

    Passatempo


                                

                                        
    ...continua o mesmo!!


     
    Brooklyn – comida boa, mas achei o ambiente meio "caído". Tudo bem... vamos dar um desconto porque estamos em Janeiro, chuva, paulistas na praia...etc.. O problema é quando comparo com a Broadway, aí mora o perigo...


    Conclusão: 
    Quando saímos de casa, estamos dispostos a gastar com lazer e temos que, no fim das contas, ou no fim da conta, ter uma percepção clara de valor.
    Pra não ficar só na critica, e oferecer também sugestões, para os Sr(a)s donos de restaurantes/bares, segue um link* do NYTimes com algumas dicas/conselhos do que não se deve fazer. 
    Espero ter ajudado...! See you!!


    *100 Things Restaurant Staffers Should Never Do (Part 1)



    Monday, January 25, 2010

    Viva São Paulo!!!



    Parabéns Sampa pelos seus 456 aninhosss!!!
    E nada mais justo que trazer novamente a Cow Parade para a comemoração. As 90 vaquinhas espalhadas pela cidade foram pintadas por artistas brasileiros a pedido da prefeitura de São Paulo.
    Pra quem não sabe, essa exposição de arte ao ar livre, que começou em Chicago em 1999 (eu tive a sorte de presenciar...!), existe no mundo todo e no final as vaquinhas são leiloadas e o dinheiro revertido para ONG’s. Vale conferir!!


    Sunday, January 24, 2010

    Pio Pio


     
    Sabe aquele dia que você acorda em pleno inverno, e pensa: "ai que saudade daquele arroz, feijão e bife quentinho..."?
    Nessas horas trocaria fácil o meu brunch favorito, eggs Benedict, por uma comidinha caseira.

    Um belo domingo comentei isso com minha amiga mexicana NP e ela disse: “Fique pronta e não tome nem café da manha, hoje vc vai provar a verdadeira comida peruana e tirar a barriga da miséria. Já aviso que o lugar é simples e super barato, mas vai se surpreender com o ceviche, o arroz com açafrão, feijão e frango assado"

    Esse é o Pio Pio (www.piopionyc.com) , exemplo da culinária étnica, boa e barata, presente em NYC:

    * El Matador
     

    Sangria
     

    ** A tradicional Jalea


     Ceviche


    * Avocado salad, arroz com açafrão, feijão, frango assado e fried green plantains (banana), tostones e salchipapa...
    ** Lula e camarao fritos com molho vinagrete e cebola roxa cima.

    Saturday, January 23, 2010

    In New York...




    * Trilha Sonora: "Empire State of Mind" - Alicia Keys & Jay Z
    ** Detalhe para as Torres Gêmeas, que aparecem no skyline e já não existem desde o atentado em 2001.

    Friday, January 22, 2010

    Comfort Food




    Sou adepta da chamada comfort food, que nada mais é do que aquela comidinha quente que cai bem no estomago, no inverno então nem se fala.
    A Cafeteria, no Chelsea, pertinho das baladas, é o exemplo clássico, templo das girlies como as 4 amigas de Sex and the City, e por que não falar dos ressaqueados, por ficar aberta 24 horas. 
    Destaque para o imbatível Mac and Cheese. E se for de turma, peça  várias porções como: mini burguers e french fries, meatloaf e o delicioso Mac Attack, 3 mini porções diferentes de Mac and Cheese.


    Mini Cheese Burguers


    Meatloaf


    Mac Attack



    Cafeteria (www.cafeteriagroup.com)
    119 Seventh Ave., New York, NY 10011
    at 17th St.

    Thursday, January 21, 2010

    1001 Noites no West Village




    Estava com um grupo de amigas tomando um vinho no Fig and Olive, quando o namorado de uma delas ligou e disse para encontrá-los no Casa La Femme. Olhei pra minha amiga que torceu o nariz e na hora pensei...:"Iih deve ser fria”. 

    E qual foi a minha surpresa  após cruzar a porta e me deparar com belly dancers, por todo o salão, decorado nos moldes árabes, tapetes persas, cortinas esvoaçantes, lustres de cristal e tendas. Já nos esperavam com uma garrafa de champagne e o narguile (ou hooka nos eua), o famoso cigarro árabe. Meu sangue falou mais alto. Fiquei seduzida por esse lugar no West Village.



    Não vá esperando comida maravilhosa, um pouco pricey por sinal, mas o conjunto agrada. Ambiente perfeito pra levar seu date ou reunir os amigos em uma das tendas e pagar de Sherazade, nem que seja por uma noite...

    Salvador Hype



     
    Sorria é Festival* na Bahia! Se o esquema do Carnaval é muito “puxado” pra você, então a pedida é ir antes e pegar todas as festividades, "lavagens" das igrejas e ensaios que acontecem antes do Carnaval, e acredite, são tão divertidas quanto. 



    Para se hospedar com exclusividade e muita personalidade, recomendo o Zank, um hotel super intimista, family managed, com vista pro mar de “babar “ e todo o conforto e atenção de um hotel boutique. Essa descoberta não e só minha, Astrid Fontenelli se casou lá, e Beyoncé fechou o hotel para ela e seu time.

     

     



     









    Zank Boutique Hotel
    Rua: Almirante Barroso, 161 - Rio Vermelho - Salvador
    Telefone: +55 71 3083-4000
e-mail: zankhotel@zankhotel.com.br
    Tarifas a partir de R$ 590,00


    **My especial thanks pra minha maninha MCA que gentilmente deu a dica e as fotos.
     
    *Festival de Verão de Salvador (ibahia.globo.com/festival/) – 20/01 a 23/01

    Tuesday, January 19, 2010

    NYC Burguers

    E atendendo a pedidos dos leitores, por sinal muito bem entendidos no assunto burguers and sandwiches, sugiro uma visita ao Shake Shack, unanimidade dos novaiorquinos.

    O estrelado* chef David Meyer (leia-se Gramercy Tavern, Eleven Madison Park, The Modern e o mais novo Maialino) começou sua aventura no mundo do fast food com uma barraquinha no Madison Square Park. 



    O sucesso foi tanto, que há uma web cam no site pra conferir o tamanho da fila. Se não quiser enfrentá-la, evite o horário de almoço, principalmente no verão e a filial da Madison Square Park. Sou fã do burguer tradicional (mal passado, alface, tomate e maionese num pão de batata) acompanhado de shake e fritas. Bem Light!! 




    * David Meyer acaba de ganhar estrela no guia Michelin 2010 pelos restaurantes Gramercy Tavern, Eleven Madison Park, The Modern.
    New York City Restaurants 2010 (Michelin Red Guide)
     

    Taschen




    Sempre que vou ao Soho, tenho que dar uma passadinha na Taschen. Pra quem não sabe, essa super editora, hoje nas mãos de Angelika Taschen, é a responsável pelas publicações de “capa dura” com fotógrafos de renome, como Mario Testino, Sante D’Orazio’s e com os mais variados temas, como arquitetura, arte, viagem, lifestyle, etc.

    E se você não tem como adquirir um exemplar in loco, pode comprar on line, no Brasil através da Saraiva (www.saraiva.com.br) ou Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br) e nos EUA pela Amazon (www.Amazon.com). Minhas publicações prediletas:

    Pools & Gardens (Evergreen Series)The Hotel Book: Great Escapes AsiaTaschen's New YorkTASCHEN's Paris
    Helmut Newton: SumoRio de Janeiro
     
    TASCHEN Store New York
    107 Greene Street,
    USA-New York, NY 10012

    Tel: +1-212-226 2212
    Fax: +1-212-226 2218
    store-ny(at)taschen.com
     
    opening hours:
    Monday to Saturday 11:00 am to 7:00 pm
    Sundays 12:00 to 7:00 pm



    Monday, January 18, 2010

    No pants





    Bom dia! Para que vocês tenham um gostinho do que e NYC e da vibe própria da cidade, segue uma amostra do Improv Everywhere, um grupo de pessoas que se volutariam a participar de situações inusitadas em Manhattan. Dessa vez eles são convocados a tirar as calças em pleno inverno. 
    Portanto se deparar com alguma situação estranha como essa, lembre-se que você está em NYC. 
    Welcome!
    PS: My special thanks to Fabrizio Carpanzano and his nice work at www.pic-nyc.com


    Sunday, January 17, 2010

    Ricky's: tudo de bom!!






    E continuando o tour das comprinhas vale super a pena conferir essa farmácia moderninha, espalhada por Manhattan, que vende simplesmente as melhores marcas de shampoo, condicionadores, leave ins, colorantes, acessórios de cabelo, make ups, rain boots, perucas,  etc. No Halloween ela se transforma na loja mais cool de fantasias. Sou viciada na Ricky’s (www.rickys-nyc.com/)!!





    Minha listinha de compras:


    * Elásticos e presilhas para o cabelo



    * Shampoo e Condicionador Frederick Fekkai Glossing



    * Mascara Reparadora Biolage:



    * Esmaltes OPI e Essie:



    * Creme Hidra Bebe Mustela  (O preço é o mesmo que em Paris)