Mary and The City: Here There and Everywhere

Tuesday, February 9, 2010

Here There and Everywhere

O MAIOR CARNAVAL DE TODOS OS TEMPOS DA ULTIMA SEMANA!
By Larissa Brito

A única idéia de carnaval que um Americano tem se resume a duas frases: “Mardi Gras!” e “Show your boobs!”
O lugar onde essas duas… hum, “coisas” se encontram é New Orleans, Louisiana. Antes de tudo, quero deixar claro que NOLA (para os íntimos) é uma das minhas cidades prediletas no mundo inteiro. A primeira vez que pisei no solo da “Luziânia” foi aos 15 anos, no réveillon de 1999/2000. Foi também o meu primeiro porre, então é um tanto memorável que eu tenha tantas lembranças desse lugar. Mas, ANYWAY, não vamos entrar nesse assunto!

Talvez o meu afeto por essa cidade venha da sua história, tão francesa e tão rica, who knows! Mas eu sei que no fundo o que sempre me atraiu em New Orleans foi sua cultura pois, na minha opinião, poucas cidades americanas têm uma identidade tão forte e característica quanto ela. New Orleans tem vida e você pode senti-la.

A última vez que lá estive foi em 2004, quando estava fugindo do furacão Ivan, que devastou minha cidadezinha Pensacola. Exatamente um ano depois, foi a vez de New Orleans ser devastada por outro furacão, o Katrina. Desde então não pude voltar lá, mas sei que a cidade nunca mais foi a mesma. Lembro-me bem do Katrina, não só porque também encarei mais essa tempestade, mas principalmente por ter acompanhado tão de perto tudo que se passou depois. E foi incrivelmente triste ver uma cidade tão querida destruída.


Por causa do Katrina, New Orleans se tornou um ícone ainda maior, quase um mártir. Uma cidade que luta todos os dias para se reerguer e se orgulhar da sua rica história. E um grande acontecimento, ontem em Miami, pode ter sido aquilo que faltava para os habitantes de New Orleans levantarem a cabeça orgulhosos mais uma vez e acreditarem que tudo é possível: o New Orleans Saints, time de futebol Americano da cidade, tantas vezes massacrado pelos adversários, foi campeão do Super Bowl. Um time que nunca sequer chegou ao Super Bowl antes, conseguiu derrotar o todo-poderoso Indianapolis Colts do semi-deus Peyton Manning, que por ironia do destino, nasceu justamente em New Orleans. Uma verdadeira zebra yankee.




Um acontecimento como esse não poderia ter vindo em hora melhor: às vésperas do carnaval, ou Mardi Gras, a maior conquista esportiva dos EUA foi exatamente para a fantástica cidade de New Orleans. O furacão Saints trouxe de volta aquilo que o Katrina levou embora: a esperança. E realmente, não consigo imaginar nome melhor para um time dessa cidade. Parabéns aos “Santos de Nova Orleans”!  

No comments:

Post a Comment